EM DEFESA DA VIDA, CONTRA A REABERTURA DAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES DURANTE A PANDEMIA!

NOTA DO MOVIMENTO EDUCAÇÃO CONTRA O FASCISMO – PE

No mês de julho, os Secretários da Educação e da Saúde de Pernambuco, Fred Amancio e André Longo, anunciaram um protocolo setorial para a reabertura das escolas e universidades no Estado. Apesar de não definir uma data de retorno às aulas,o documento representa um avanço do chamado “plano de convivência com o vírus” nas escolas e universidades, ignorando os alertas das autoridades sanitárias e a opinião do(a)s trabalhadore(a)s em educação e da maioria da população, contrário(a)s à reabertura das instituições de ensino durante a pandemia.

Em nota divulgada no dia 23/07, a Fundação Oswaldo Cruz, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, estimou que cerca de 9,3 milhões de brasileiros (4,4% da população total) que pertencem a grupos de risco e que convivem com crianças e adolescentes em idade escolar, poderiam estar em perigo com o retorno das atividades escolares, mesmo que realizadas de forma gradativa e com medidas de segurança cumpridas à risca.

Diante disso, nós, do Movimento Educação Contra o Fascismo – PE, denunciamos através desta nota que, caso haja retorno às aulas, isso se configurará como um atentado à vida da população, ampliando o genocídio em curso no país, praticado por autoridades políticas e militares, responsáveis pela morte de mais de 100 mil brasileiros e brasileiras.

Não devemos permitir que os interesses dos governos e, principalmente, dos empresários da educação e de outros setores do capital, sejam colocados acima da saúde e vida daqueles e daquelas que fazem parte das comunidades escolares.

Por isso, convocamos todas e todos a resistirem contra este crime anunciado, planejado por aqueles que patrocinam a morte não apenas do que é público, mas também das pessoas em nome do lucro.

Neste momento, escolas e universidades fechadas estão preservando vidas!