BORA OCUPAR

UM DOCUMENTÁRIO SOBRE AS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS EM RECIFE

Podemos dizer que o documentário “Bora Ocupar” foi importante para a criação do GAPOE e a produção do fanzine “Ocupa GP Aurora”. Foi na semana que antecedeu sua estréia no cinema São Luiz, no final de 2018, que nós nos organizamos pela primeira vez para fazer a sua divulgação, com a colagem de lambes e distribuição de panfletos nas ruas do centro do Recife.

Já tínhamos a ideia de organizar um grupo para resgatar a memória e o legado político das ocupações escolares, mas foi durante essa ação de divulgação realizada de forma autônoma, que ela se materializou.

O documentário registra o movimento de ocupações de escolas que, em 2016, se levantou contra a Proposta de Emenda Constitucional do Teto dos Gastos (PEC 55), a Reforma do Ensino Médio e o projeto Escola Sem Partido. No país, foram mais de mil ocupações que serviram de ponta de lança contra os ataques de Michel Temer à Educação e aos trabalhadores em geral. Em Recife, o movimento se iniciou em 07 de novembro de 2016, com a Ocupação da escola estadual Cândido Duarte e prosseguiu até 09 de janeiro de 2017, quando se encerrou a ocupação da escola municipal Nilo Pereira, de nível fundamental.

As entrevistas são em sua maioria dos próprios ex-ocupantes que relatam sua vivência e refletem sobre a conjuntura política do país, o combate ao autoritarismo e ao corte no orçamento da Educação, com suas consequências privatistas. Promovem a reflexão sobre o papel da educação e da participação dos estudantes no cotidiano escolar. Apontam as relações de negociação e repressão estabelecidas com o poder público. Nas falas, erguem a defesa da democracia direta e da liberdade de ensino, crítica e pensamento. Mostram também, a aspiração a uma escola (e sociedade) sem discriminações, preconceitos e opressões.

O documentário foi dirigido pela Profª Soraia de Carvalho, da UFPE, e faz parte de um projeto de extensão que realizou também cine debates e minicursos sobre temas atuais da Educação.

Entre a(o)s ex-ocupantes entrevistada(o)s estão alguns companheiros e companheiras, incluindo Mylena Amorim, uma das produtoras do nosso zine.

O documentário está disponível no Youtube: