ESCOLA ESTADUAL NILO PÓVOAS RESISTE! (NOTA DE APOIO)

O FANTASMA DA REORGANIZAÇÃO ESCOLAR VOLTAR A AMEAÇAR COM O FECHAMENTO DE ESCOLAS NO MATO GROSSO.

Nessa sexta-feira (24/01), estudantes e professores realizaram um protesto em frente a sede da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso, contra o fechamento da tradicional escola Nilo Póvoas, localizada no centro da capital Cuiabá.

Com o velho argumento da necessidade de reordenamento da rede estadual, também utilizado por Geraldo Alckmin no estado de São Paulo em 2015, que apela para o discurso da responsabilidade fiscal e redução de custos para justificar o fechamento de escolas, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou o encerramento das atividades da unidade de ensino sem qualquer diálogo com estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar. Em seu lugar, o governador prometeu criar uma unidade de referência na educação inclusiva.

Para justificar essa atitude autoritária, a Secretaria de Educação do Estado divulgou que a unidade está ociosa, atendendo “cerca de 130 alunos em tempo integral” quando teria “capacidade para atender cerca de mil alunos”. Essa informação é desmentida pelo coordenador Marco Antonio, que afirmou ao site Gazeta Digital que: “Hoje a unidade tem mais de 600 alunos” e que “não há mais procura por falta de incentivo do governo. No ano passado, passaram por aqui 230 novos alunos. Para 2020, teríamos pelo menos mais 120 novas matrículas”. O coordenador afirmou ainda que “há um projeto da escola para abertura de mais turmas, mas que não foi aprovado pelo governo do Estado”.

No site Avaaz.org, foi criado um abaixo-assinado virtual contra o fechamento, que ressalta a qualidade do ensino e da estrutura do Nilo Póvoas, que conta com laboratórios de ciências e informática, quadras poliesportivas e anfiteatro, “uma estrutura física que poucas (escolas) em Cuiabá tem”.

Apesar da distância geográfica e da falta de informações de fontes interdependentes, gostaríamos de pontuar algumas coisas para nossos companheiros e companheiras de luta em Cuiabá:

1 – Só o poder dos estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar poderá derrubar essa decisão autoritária do governador Mauro Mendes. Para isso, é necessário organização e compromisso com essa luta, pensando e executando coletivamente, de forma horizontal, ações que chamem a atenção da sociedade para esse absurdo. Vale tudo: protestos, trancamento de vias públicas, ocupações de prédios públicos. Tudo isso tendo em mente o risco da repressão policial e a necessidade de diálogo com a sociedade, começando pelos familiares dos estudantes.

2 – Não confiem em políticos. Recentemente, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) decidiu surfar na indignação dos estudantes e professores, publicando nas redes sociais uma carta aberta onde critica a decisão do governador e pede que o prédio seja entregue à prefeitura para a instalação de uma escola de ensino fundamental. Esse projeto também não dialoga com a comunidade escolar e teria consequências idênticas ao projeto do governador: a transferência dos atuais estudantes e o fim do ensino médio na unidade. Em ano de eleições municipais, é preciso ter atenção com políticos em campanha antecipada, que desejam conquistar votos em cima da polêmica do fechamento da escola, mas que não apresentam projetos verdadeiramente diferentes para a educação. No fundo são farinha do mesmo saco, brigando entre si para ganhar votos.

3 – Solidariedade e apoio mútuo são fundamentais. Se observarmos a história da luta dos secundarsitas do estado de São Paulo contra o processo de reorganização escolar em 2015, podemos concluir que um dos fatores decisivos contra esse projeto foi a união dos estudantes de diferentes escolas, bairros e até cidades, nas manifestações, ocupações e trancamentos de vias. Procurem o apoio de outros estudantes, se informem sobre quais as outras escolas que vão ser fechadas com o reordenamento da rede e construam redes de apoio mútuo e solidariedade para lutar juntos contra isso. Criem grupo no whatsapp, se comuniquem, quanto mais gente nessa luta maior a chance de vencer.

4 – Comunicação é importante! Além da comunicação interna (entre aqueles e aquelas que estão mobilizados nessa luta) e da comunicação com estudantes de outras escolas, é importante se comunicar com o mundo externo. Formem uma comissão de comunicação para criar e alimentar perfis e páginas nas redes sociais. Gravem vídeos, escrevam textos. Divulguem sua mensagem de resistência. Quanto mais pessoas informadas sobre essa situação absurda, maior será o apoio que vocês terão na luta contra a decisão arbitrária do governador.

Por último, desejamos que todos e todas vocês que tenham força e coragem para enfrentar as dificuldades que surgirão, mantendo a certeza que essa luta é justa e só vai terminar quando a secretaria de educação do estado desistir de fechar qualquer escola que seja no estado do Mato Grosso.

Saudações aos que lutam pela educação!